09/01/2016

Instalando biblioteca SDL 1.2 no codeblocks

Segue o vídeo de como configurar a biblioteca de programação de jogos SDL 1.2 na IDE Codeblocks.





Resumindo o vídeo:

baixe o codeblocks, pode ser o portable: http://codeblocks.codecutter.org/

Baixe a lib SDL, a development: https://www.libsdl.org

No diretório que você descompactar o codeblocks vai ter uma pasta chamada MingW, é a pasta do compilador, dentro dela tem algumas pastas, incluindo as pastas "include", "bin", "lib". Quando você descompactar o aquivo SDL, também vai ter essas 3 pastas "include", "bin", "lib", o que você vai fazer é simplesmente colocar tudo que estiver dentro da pasta "bin" da SDL dentro da pasta "bin" do compilador e o mesmo com as outras pastas.
tudo da "bin" SDL dentro "bin" do MingW
tudo da "include" SDL dentro "include" no MingW
tudo da "lib"  SDL dentro da "lib" no MingW


Abra o Codeblocks e clique em "Settings->Compiler and debugger", clique na aba "linker settings", e cole esses comando na parte "Other linker options".
-lmingw32
-lSDLmain
-lSDL







05/01/2016

Instalando a biblioteca WxWidgets no CodeBlocks

IMPORTANTE: Recomendo assistir minha nova playlist, é mais atualizada na didática, nos programas e nos comandos: https://www.youtube.com/playlist?list=PLedPNvbgm76-unH66UYIQ81hE-GxkdIl8
---------------------------------------------------------------------------------------------


Nessa poste vou ensinar a compilar e instalar a biblioteca WxWidgets 3.0.2 no CodeBlocks 13.12, que no momento dessa postagem, é a versão mais atual tanto da WxWidgets como do Codeblocks.

A biblioteca WxWidgets é uma biblioteca de GUI (Graphics user Interface), ela é utilizada para criar aplicações gráficas e tem a vantagem de poder ser compilada para múltiplas plataformas. Sem contar que sua licença é gratuita, tornando-se assim, uma alternativa viável para quem quer desenvolver programas e distribui-los sem pagar nenhuma licença. Só lembrando que a WxWidgets pode ser compilada com várias linguagens, Python, Perl, Ruby e muitas outras. Eu vou ensinar a como instalar ela para funcionar com C++.

Um detalhe importante é que a biblioteca é totalmente orientada a Objetos e em C++, mas até agora, programei normalmente utilizando os comandos que eu estou acostumado a usar em C, não deu nenhum problema, para utilizar as funções do C, basta adicionar as bibliotecas .h, ou as equivalentes do C++.

 EX:

<stdio.h> equivale a <cstdio>
<stdlib.h> equivale a <cstdlib>


Novamente, eu tive que falar baixo, peço desculpas por isso, espero que o vídeo te ajude.



Também pode-se configurar o Codeblocks para compilar programas feitos com a biblioteca WxWidgets, isso sem precisar criar projetos.

OBS: alguns projetos  necessitam de um comando mais avançado que compile vários arquivos, nesse caso não tem jeito, você vai ter que criar um projeto em branco e adicionar todos os arquivos.

Instalando Allegro no CodeBlocks

Nesse tópico vou mostrar como se instala a biblioteca Allegro, mais especificamente a versão 4.4. Escolhi ela por ser mais fácil do que a versão mais recente, a 5.0.

A biblioteca Allegro é uma biblioteca gráfica, seu foco é programação de jogos, tanto 2D, como 3D. É muito fácil de ser instalara e a curva de aprendizado é bem pequena, é ideal para estudos.

No vídeo, mostro passo a passo como instalar ela na IDE CodeBlocks 13.12, o áudio está um pouco baixo porque eu gravei a noite e tinha gente dormindo, eu não queria falar muito alto.





13/03/2015

Wordlist de data de nascimento em C

o negócio interessante é uma senha, pra senha ser segura não pode ter nenhuma relação com você, e quanto mais difícil de se descobrir uma senha é, também será mais difícil de decora-la.

Me lembro do tempo em que eu usava o orkut, minha senha era minha data de nascimento, hoje em dia não uso mais data de nascimento em senhas, mas não duvido que alguém ainda use.

Enfim, criei esse programa em C pra demonstrar uma maneira de criar uma wordlist de datas. O código é bem simples, mas se alguém tiver alguma dúvida é só comentar que eu respondo.


Wordlist de Datas

11/03/2015

Era uma vez um planeta chamado Terra, e no planeta todos eram obrigados a assinar um contrato capitalista, as cláusulas do contrato eram:

1- O nascimento do ser é a assinatura do Contrato.
2- Ao nascer lhe é emprestada uma quantidade de vida cuja medição é aleatória, respeitando-se a classe/espécie do ser.
3- A Terra(credor) pode a qualquer momento, sem aviso prévio requerer o pagamento da dívida, nesse caso não cabe julgamento/apelação.
4- O devedor pode a qualquer momento pagar a dívida ao credor, mas isso não abaterá o valor total da dívida.
5- O pagamento será feito em uma parcela única, no qual o devedor pagará ao credor o total da dívida.

Cláusula especial:  O falecimento do Credor implicará no uso da cláusula 4 para todos os devedores.


Autor: Ciro Martins

09/03/2012

Wordlist com Números de Celular

  Bem, mais um fim de semana em Sobral e me recordei de um dia em que uma amiga me pediu pra configurar o roteador dela, eu aceitei, no momento de por a senha eu lhe perguntei:

-- Qual senha eu ponho?
-- Essa daqui.

  E me entregou um papel com um número de celular, nesse momento me recordei de uma vizinha que me deu a senha da internet dela uma vez e também era um número de celular, só que com o DDD na frente, pra você ver como é a vida, aqui estou eu recordando de uma coisa que recordei a muito tempo atrás.

  Agora vem a parte que faz sentido, e decidi fazer algo de útil com o algorítimo de força bruta, e  utilizei ele para gerar uma wordlist para quebrar senhas que sejam um número de celular, seja a senha só o numero, com DDD na frente ou com 0 e DDD na frente..

  Primeiramente vamos a teoria, um numero de celular é composto por 2 números contastes(não mudam)  e 6 dígitos que variam de 0 a 9.O algorítimo é simples, não tem nem o que comentar. Exemplo:

  96000001
  96000002
  .
  .
  96120547
  .
  .
  96999999


 Bem, porque gerar uma wordlist?

1 - Pra aprender a programar.
2 - Pra testar a teoria da análise combinatória.
3 - Pra usar no roteador do seu vizinho que utiliza uma WPA ou WPA2. kkkkk

Bem aqui está o código: Wordlista_de_celulares.cpp

Versao 2016: https://github.com/CiroboyBR/Gerador_Wordlists/blob/master/celular.c

pra quem acha que a senha do seu roteador é segura com WPA ou WPA2, mesmo utilizando um número de celular. vale a pena testa-la com o programa Aircrack-ng.






18/12/2011

Algoritmo de força bruta feito em C parte 2

mais um dia se passa e decidi mecher um pouco mais no algoritmo, Fiz uma função para quebrar uma senha que contenha tanto letras minúsculas quanto maísculas,essa função pula do código ASCII '90' = "Z" para o '97'= "a", evitanto assim, 6 caracteres( ], [, \, ^, _, ' ), a mais na força bruta, reduzindo assim o tempo de execução da função. Tambem fiz uma mesma função, só que essa fiz um modo burro, usando tambem os 6 caracteres ( ], [, \, ^, _, ' ), retirados da outra função, meu objetivo era testar se of "IF's" da primeira função retardariam a execução do algoritmo, o que foi provado empiricamente que não retarda mais do o retardo causado pelo uso dos 6 caracteres especiais. Vejamos os resultados


Para quebrar uma senha com apenas letras (a-z, A-Z).

5 Dígitos:    5s Segundos usando Força Bruta (Inteligente)
6 Dígitos:    250s Segundos usando Força Bruta (Inteligente)
Para quebrar uma senha com letras (a-z, A-Z) e os 6 caracteres especials( ], [, \, ^, _, ' ).

5 Dígitos:    7s Segundos usando Força Bruta (Burra)
6 Dígitos:    388s Segundos usando Força Bruta (Burra)

Para quebrar uma senha com letras (a-z, A-Z) e números(0-9) .

5 Dígitos:    14,2s Segundos usando Força Bruta (Inteligente)
6 Dígitos:    887s Segundos(15 min) usando Força Bruta (Inteligente)
  Descidi não usar uma função burra nesse último teste porque prejudicaria muito o desempenho,  mais ainda falta um teste com todos os caracteres da tabela ASCII que depois postarei aqui nesse mesmo tópico. 
  O link do código está logo abaixo:
http://www.4shared.com/file/a0R7mH7d/Forca_Bruta_2.html

Um link da tabela ASCII que usei para fazer o algoritmo :
http://equipe.nce.ufrj.br/adriano/c/apostila/tabascii.htm