20/03/2016

instalando a biblioteca BGI (WinBGIm) no codeblocks

Quem já usou o compilador Turbo C++ da Borland deve se lembrar da antiga biblioteca gráfica BGI (Borland Graphics Interface) , Era uma LIB muito bacana, eu mesmo fiz um jogo da velha com ela, mas perdi o código nas reinstalações e mudanças de PC, já faz bastante tempo...

Para quem não conhece, a BGI é uma biblioteca gráfica das mais básicas que eu já ví, ela tem funções de desenhar círculos, elipses, retângulos, algumas manipulações do mouse e outras coisas mais. Apesar de primitiva ela pode quebrar o galho de muita gente, eu mesmo já vi um código usando a BGI que brincava com árvores (estruturas de dados).


Chega de papo e vamos lá, primeiramente precisa baixar a biblioteca

Arquivo 1: http://www.cs.colorado.edu/~main/bgi/dev-c++/graphics.h
Arquivo 2: http://www.cs.colorado.edu/~main/bgi/dev-c++/libbgi.a

Após baixar os arquivos, coloque o arquivo "graphics.h" na pasta include do seu compilador



E coloque o arquivo "libbgi.a" na pasta lib do seu compilador



Agora abra o codeblocks, e adicione essas opções no linker do compilador:

-lbgi
-lgdi32
-lcomdlg32
-luuid
-loleaut32
-lole32




Agora vem o detalhe X, é que o arquivo "graphics.h" vem com um erro bobo, abra ele e vá na linha 302, lá está escrito:

int left=0, int right=0, int right=INT_MAX, int bottom=INT_MAX,

mude para:

int left=0, int right=0, int bottom=INT_MAX,




Pronto, agora é só compilar o código e testar se ela está funcionando: teste.cpp



E para quem gosta de assistir:


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